maçã e Saúde

Há muito se sabe que a maçã contém em sua composição elementos antioxidantes e anticâncer.
Mas, a maçã também é excelente alimento para o cérebro, pois contém ácido fosfórico numa forma facilmente digerível.

Também contribui para um sono tranqüilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão e previne a infecção da garganta.

Excelente agente para prevenir o manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis através da ingestão de uma maçã/dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada em sua casca, a qual entra no metabolismo do colesterol.

Depurativo do sangue, em virtude de conter em seu conteúdo o ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo.

Como adstringente, a maçã é indicada para o trato vocal. Auxilia a limpeza da boca e faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.


 

Ameixa e Saúde

A ameixa é um alimento nutritivo de baixo valor calórico. A ameixa fresca média tem somente 36 calorias e uma boa fonte de fibras importantes para a dieta, como a celulose e a pectina. Fornece, além disso, boas quantidades de diversos nutrientes, entre os quais 6 mg de vitaminas C, 0,06mg de riboflavina e 113 mg de potássio.
É também utilizadas na prisão de ventre pois contêm um laxativo natural chamado isotina.


 

Kiwi e Saúde

Possui pouca gordura e nenhum colesterol. Possui capacidade antioxidante, efeitos anticancerígenos, efeitos anti-inflamatórios e leves efeitos laxativos.

Um kiwi médio tem 138mg de vitamina C e considerável quantidade de vitamina E, que junto com vitamina C pode reduzir o risco de câncer, de doenças artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico.

Possui também três nutrientes essenciais para o organismo: fosfato, magnésio e cobre. Possui quantidades menores de outros nutrientes como vitamina B6, niacina, vitamina A –que reproduz as células, agindo no combate às rugas da pele, riboflavina, cálcio, zinco, ferro e ácido pantotênico, fósforo e os aminoácidos glutamato e arginina. As categorias principais de fitoquímicos encontrados no kiwi incluem B-caroteno, compostos fenólicos e flavanóides, entre outros, que possuem capacidade antioxidante. É uma das poucas frutas de coloração verde quando madura, sendo a clorofila responsável pela cor verde.

A clorofilina, derivada da clorofila, é um potente inibidor da Aflotoxina B1, substância cancerígena.
Entre os elementos minerais é rico em cálcio, magnésio, ferro e especialmente potássio, contribui para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. Quantidades razoáveis de fibras solúveis auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Fonte: ABPM e Kiwi Fruta